Educação

Formação técnica gratuita garante novas oportunidades no mercado de trabalho

Sexta-feira, 24 de junho de 2016


Ouvir matéria

A busca por qualificação profissional é sempre uma boa alternativa para ampliar as possibilidades no mercado de trabalho. A formação técnica é uma delas. Para quem deseja obter um diploma em nível técnico, a Secretaria de Estado da Educação está com matrículas abertas para 59 cursos profissionalizantes em nível médio, disponíveis em 351 escolas estaduais, em 181 cidades do Paraná. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas nos estabelecimentos de ensino até sexta-feira (24). 

Para as pessoas que já têm a formação, tão abertas as matrículas para cursos de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho e Gestão de Resíduos. “Nesse momento de crise econômica, muita gente pensa que só quem tem ensino superior vai ter colocação no mercado de trabalho, mas é justamente o contrário. O que temos observado é que a maioria das vagas disponíveis é para áreas de formação técnica. Além das vagas, estudos comprovam que os profissionais com a formação técnica ganham 24% mais do que o profissional que tem apenas o ensino médio”, destacou a superintendente da Educação, Fabiana Campos. 

A formação técnica foi responsável por uma transformação pessoal e profissional na vida do professor Sergio Luiz da Silveira. Depois de 10 anos trabalhando como pintor automotivo, Sergio decidiu retomar os estudos junto com a qualificação profissional. “Sempre que passava na frente da escola via a faixa com a oferta do curso. Foi quando coloquei na minha cabeça que iria fazer o técnico em informática porque queria algo melhor para mim e minha família”, contou Silveira. 

Sergio concluiu o curso no Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, em 2009. Além de abrir novas oportunidades de emprego, o curso também possibilitou o ingresso no ensino superior. Incentivado pelos professores do curso, hoje seus colegas de trabalho, Sergio fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressou na faculdade de Sistemas de Informação. 

Quatro anos depois, Sergio retornou à mesma escola para lecionar as disciplinas do curso que frequentou. “O curso mudou a minha vida e da minha família porque foi responsável por consolidar o desejo de fazer uma faculdade A formação técnica abre muitas possibilidades. Hoje eu faço o que gosto e toda vez que eu preparo as aulas eu reafirmo meu conhecimento”, disse ele. 

RECONHECIMENTO - O estudante do 1° ano da Faculdade de Jogos digitais, Felipe Clevert Jimenez, de 18 anos, foi homenageado na semana passada com menção honrosa na Câmara de Vereadores de Curitiba pela conquista do concurso de jogos eletrônicos Game Curitiba. A trajetória para vencer a competição iniciou em 2012, ao ingressar no curso técnico em informática no Colégio Pedro Macedo. 

“Quando iniciei a faculdade, já estava com conteúdos adiantados e isso possibilitou o desenvolvimento de novos projetos”, contou. “A pessoa que termina apenas o ensino médio tem certa dificuldade para acompanhar os conteúdos no ensino superior porque não há tempo para o nivelamento, mas com o ensino técnico você já inicia o curso mais habituado com os conteúdos”, comentou Felipe. 

Ele sempre teve interesse pela área digital e viu no curso a oportunidade de concluir o ensino médio integrado ao técnico e iniciar os primeiros na carreira. “Ter o curso técnico no currículo, embora tivesse que estudar um ano a mais, valia muito a pena”, contou o jovem. 

No último ano do curso Felipe participou de alguns estágios na área que agregaram novos conhecimentos e experiências. “Com o ensino médio regular eram estágios mais simples, mas por ter o curso técnico já iniciei na área que tinha escolhido e consegui aprender muitas coisas novas”, disse Felipe, que está concluindo um projeto próprio para jogos eletrônicos em parceria com colegas da faculdade. 

No primeiro ano do curso os estudantes aprendem os conteúdos básicos, para nivelamento de conhecimento. A partir do segundo ano são trabalhados temas mais aprofundados no currículo. No terceiro ano, além do estágio obrigatório para adquirir experiência profissional, os estudantes elaboram a pesquisa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). “O curso técnico abre muitas oportunidades. Você entra no ensino médio achando que será uma extensão do ensino fundamental, mas no técnico você começa a ter uma visão de como é o mercado de trabalho e a ver o mundo de outra maneira e, nesse meio tempo, as oportunidades começam a aparecer”, lembrou. 

OPORTUNIDADES - Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes formas, com o objetivo de atender toda a comunidade paranaense de diversas idades. Aos alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio, a formação é ofertada na modalidade subsequente e concomitante. 

Para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria da Educação oferece cursos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas, aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo. 

Os interessados podem consultar os cursos e locais onde são ofertados através do endereço www.educação.pr.gov.br/cursostecnicos. 

Fonte: AEN-PR

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.