Educa??o

Come?a semana da rematr?cula nas escolas estaduais do Paran?

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013


Ouvir matéria

Começa nesta segunda-feira (25) a semana da rematrícula para o ano letivo de 2014 nas escolas estaduais do Paraná. Familiares ou responsáveis legais pelos alunos que já frequentam a rede estadual de educação devem ir, até sexta-feira (29), à escola confirmar se vão manter os estudantes na mesma escola ou se desejam a transferência.

“A continuidade dos estudos na rede pública de educação do Paraná é feita automaticamente. No entanto, os responsáveis pelos alunos devem comparecer às escolas para assinar a rematrícula e garantir a vaga para o ano que vem”, diz a diretora de Informações e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Vanda Dolci Garcia. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a própria rematrícula.

A segunda fase da matrícula, de 2 a 6 de dezembro, atende a alunos da rede municipal (5º ano) que entrarão na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.

Vanda lembra ainda que os prazos são importantes para que a Secretaria planeje com antecedência as ações do próximo ano. “As matrículas estão atreladas a uma série de ações que precisam ser feitas para o bom funcionamento das escolas, principalmente a distribuição de aulas e a infraestrutura. Com esse planejamento antecipado, alunos, professores e funcionários saem ganhando”, disse.

A última etapa, de 9 a 13 de dezembro, atende a alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer em uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.

Atenção às datas e fases escolares:

25 e 29 de novembro: rematrícula dos alunos que já frequentam as escolas estaduais do Paraná.

2 a 6 de dezembro: alunos da rede municipal (5º ano) que ingressarão na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º do ensino fundamental ano que ingressarão na 1ª série do ensino médio.

9 a 13 de dezembro: Alunos que não estão na rede estadual, mas que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série.

Documentos obrigatórios para matrícula na rede estadual

- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento;

- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional;

- Fatura da concessionária de energia atualizada;

- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou emitida pelo Sistema SERE;

- Carta Matrícula (para os casos em que o aluno receber a mesma);

- Carteira de Vacinação (exclusivamente para a Educação Infantil).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.