Cultura

A?es culturais do Estado beneficiam mais de 800 mil pessoas

Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


Ouvir matéria

As ações culturais realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, beneficiaram mais de 800 mil pessoas em todo o Estado, em 2013. Só a Virada Cultural Paraná, promovida em novembro, em 11 cidades, teve a participação de 100 mil. Cidades de todas as regiões receberam atividades como o Circuito das Artes, programa em parceria com a Universidade Federal do Paraná, que dispõe de seus grupos artísticos para apresentações e oficinas no interior. Dois Vizinhos, Paranavaí, Loanda, Araucária, Cascavel e Laranjeiras do Sul foram alguns dos municípios que participaram do projeto.

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, explica que a descentralização das ações culturais do Governo pode beneficiar paranaenses de diferentes regiões do Estado. "Não só a Virada Cultural, mas também as exposições itinerantes, os projetos apoiados, as bibliotecas cidadãs e diversas outras ações no interior aproximam a cultura dos cidadãos e proporcionaram momentos de conhecimento, cultura e arte", afirma ele.

A literatura também foi contemplada. No ano passado foram inauguradas mais três Bibliotecas Cidadãs, além de ações no litoral. As Unidades Paraná Seguro (UPS) receberam dois grandes projetos da Biblioteca Pública do Paraná: a Hora do Conto, com o grupo “Era uma vez”, e a Caixa Estante, fomentando o gosto pela leitura entre as crianças.

Já o projeto Culturação credenciou educadores e artistas que ministraram 122 oficinas culturais para adolescentes entre 12 e 18 anos, nos 18 Centros de Socioeducação e nas seis Casas de Semiliberdade vinculadas à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Outro programa levou oficinas de capacitação audiovisual, com aulas de roteiro, fotografia para cinema, edição e direção cinematográfica. Este projeto foi inteiramente realizado com recursos do Fundo Para Infância e Adolescência (FIA), com a aprovação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

O desenvolvimento, implantação e acompanhamento do projeto ficou a cargo do Museu da Imagem e do Som do Paraná e da Secretaria da Cultural. Os participantes receberam material didático licenciado para uso em suas respectivas salas de aula, incluindo apostilas e filmes de curta e longa-metragens.

Também foram realizados apoios às ações culturais nos municípios. Foram atendias solicitações para o desenvolvimento de eventos nas áreas das artes cênicas, visuais e plásticas, música, dança e festas populares. Entre elas está o carnaval de Antonina e a Mostra Paranaense de Dança, realizada em Paranavaí.

FESTIVAIS - Os festivais de arte ganharam destaque com o edital publicado pela Secretaria da Cultura. O edital seleciona projetos que contemplem a realização de Festivais de Artes em municípios com até 50 mil habitantes. O Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vasselka, de Prudentópolis, foi contemplado para realização do evento de 55 Anos de fundação do grupo e XXIII Noite Ucraniana.

Além dessas atividades, também foram promovidos encontros culturais. Os gestores municipais de cultura tiveram a oportunidade de se reunir no evento direcionado aos novos representantes de cultura dos municípios do Paraná. Nele, as coordenações e espaços vinculados da Secretaria da Cultura apresentaram a estrutura, programas e ações à disposição dos municípios.

VIRADA CULTURAL - Para fechar o ano, ocorreu a Virada Cultural Paraná, promovida pela Secretaria da Cultura e Detran/PR, em parceria com o SESI, SESC e prefeituras. A Virada aconteceu, simultaneamente, em Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo. Mais de 100 mil pessoas participaram. As cidades receberam o Palco Conexões, onde mais de 100 bandas paranaenses e ícones da música nacional se apresentaram. Além dos shows, ocorreram espetáculos de teatro, dança, música, cinema, entre outras, abrindo espaço para grupos da região também participarem do evento.

Além da Virada, buscando promover a conscientização no trânsito, foi realizada a Semana de Arte Educação, na qual foram ministradas oficinas de arte estêncil, com a confecção de grandes painéis, utilizando as imagens para promover questionamentos e momentos de reflexão sobre o trânsito, tanto para motoristas, quanto para ciclistas e pedestre.

Nos dias 9 e 10 de novembro de 2013, a Virada Cultural Paraná foi realizada na capital, integrando a Corrente Cultural de Curitiba. Só no Palco Conexões, o público foi de 160 mil pessoas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.