Segurança

Bombeiros intensificam preparativos para atuar em situações de catástrofe

Terça-feira, 22 de dezembro de 2015


Ouvir matéria

Com previsão de um verão com altas temperaturas e chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros do Paraná intensifica preparativos para atuar em eventuais situações de catástrofes naturais.

A preparação envolveu cursos específicos. Em dezembro, oficiais de todo o Paraná participaram de um curso de intervenção em áreas deslizadas, realizado no Centro de Desastres Urbanos em Xanxerê (SC). O conteúdo está sendo disseminado para todo o efetivo da corporação, para futuras intervenções.

No Litoral do Estado, a capacitação com a equipe foi voltada a salvamento em águas rápidas e situações de corredeiras, tanto nas áreas de rios como em regiões urbanas, para que os profissionais possam dar uma primeira resposta a inundações, alagamentos, enxurradas e “cabeças d´água”.

“Este é mais um esforço que visa promover segurança aos moradores das cidades litorâneas e aos veranistas, que podem vir a se deparar com situações de corredeiras, cada vez mais recorrentes no mundo todo”, afirma o capitão Icaro Gabriel Greinert, do 8° Grupamento de Bombeiros do Paraná.

ESPECIALISTAS - Todos os municípios do Litoral Paraná contam com bombeiros especialistas no assunto, para que se tenha ao menos um componente em cada equipe com conhecimento mínimo para atuar em prevenção de riscos e garantir a sua integridade individual e da equipe. 

“Este é um tema relativamente novo, que começou a ganhar ênfase em 2012. Trabalhamos com uma metodologia de trabalho internacional, que envolve o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) diferenciados, para serem utilizados especificamente nesse tipo de situação”, explica o capitão Gabriel Greinert.

EQUIPAMENTOS - Além dos treinamentos oferecidos aos bombeiros, cumprindo parte do planejamento estratégico da unidade, foram adquiridos durante o ano 23 kits completos de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os quartéis de Guaratuba, Matinhos e Antonina. “Estamos esperando um verão mais chuvoso e, por isso, precisamos atuar fortemente na parte de prevenção, com ações simples como não jogar lixo em áreas inadequadas, principalmente em áreas irregulares, ao lado de rios e encostas, evitando subidas repentinas da água”, acrescenta o capitão.

ORIENTAÇÕES – O Corpo de Bombeiros orienta a população para atitudes que devem ser tomadas em caso de enchentes e alagamentos. Se a pessoa estiver dentro de um automóvel, deve abandoná-lo imediatamente, em caso de a água estar na altura da porta e evitar cruzar um curso d´água, seja dentro do veículo ou a pé, por mais raso que possa parecer. A pessoa não consegue visualizar o que tem embaixo da água e dessa forma evita cortes e ferimentos que podem piorar a situação.

“Caso observe alguém dentro da água, a ação imediata deve ser ligar para o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193, e lançar algum objeto flutuante no qual a pessoa possa segurar, como boias, garrafa pet de 2 litros ou tampa de isopor. A orientação é evitar entrar para fazer um resgate sem preparo”, complementa o capitão Icaro.

Aos pais, a orientação é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças como hepatite e leptospirose.

Para depois da chuva, os bombeiros citam os cuidados com os alimentos que possam ter sido contaminados pela água. Em caso de febre, vômitos, diarréias, dores de cabeça ou no corpo, ou outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para a saúde, é preciso procurar imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.

PREVISÃO – De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), toda a estação do verão será chuvosa, com temporais e índices pluviométricos acima da média. “O atual fenômeno El Niño é um dos mais intensos e pode se fortalecer. Mesmo que diminua a intensidade, os efeitos permanecem”, alerta a meteorologista Ana Beatriz Porto.

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.