Eike Batista ? o 8o mais rico do mundo, aponta Forbes

Eike --dono do grupo EBX-- ocupava a 61a posi??o na lista de bilion?rios da Forbes do ano passado, com 7,5 bilh?es de d?lares

Quinta-feira, 11 de março de 2010


Ouvir matéria

O empresário Eike Batista é o oitavo homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em 27 bilhões de dólares, de acordo com o ranking de 2010 da revista Forbes divulgado nesta quarta-feira.

Eike --dono do grupo EBX-- ocupava a 61a posição na lista de bilionários da Forbes do ano passado, com 7,5 bilhões de dólares

"Entrando este ano na lista dos 10 maiores bilionários está o brasileiro Eike Batista, cuja fortuna aumentou em 19,5 bilhões de dólares desde o ano passado", segundo a Forbes.

A fortuna de Eike começou a ser construída no início da década dos anos 1980, com atividades de comércio de ouro e diamantes extraídos na região Amazônica.

Depois de uma diversificação dos negócios e de um processo de internacionalização na década seguinte, Eike redirecionou integralmente seus esforços para o Brasil, na crença de que o país "é um dos melhores lugares do mundo para se fazer negócio", nas palavras do próprio empresário.

Nos últimos anos, o grupo de Eike comprou direitos sobre blocos exploratórios de petróleo e gás e formou a OGX, ainda em fase pré-operacional como várias das empresas do grupo.

Outras empresas da EBX são a MMX (mineração), LLX (logística), MPX (energia) e OSX (estaleiros). Com exceção da holding e da OSX, a última em processo de abertura de capital, as demais já possuem ações negociadas na Bovespa.

Todas as companhias de propriedade de Eike têm a letra "X" no nome em referência ao sinal matemático da multiplicação.

Carlos Slim supera Bill Gates

No topo da lista da Forbes, o mexicano Carlos Slim, dono da operadora de telecomunicações Telmex, superou Bill Gates, fundador da Microsoft. O primeiro aparece com fortuna de 53,5 bilhões de dólares, 500 milhões de dólares a mais que Gates.

É a primeira vez desde 1994 que o número 1 da relação não é um bilionário norte-americano.

Em terceiro está o megainvestidor norte-americano Warren Buffett, proprietário da Berkshire Hathaway, com 47 bilhões de dólares.

O número de bilionários no mundo subiu de 793 no ano passado para 1.011, segundo a Forbes, mas ainda abaixo dos 1.125 contabilizados em 2008.

"Atualmente, os bilionários do mundo têm em média 3,5 bilhões de dólares", informou a Forbes, o que representa um aumento de 500 milhões de dólares sobre o último ano.

O ranking da Forbes inclui 97 pessoas que entraram na tradicional lista anual de bilionários da revista pela primeira vez, incluindo 62 da Ásia que estão fazendo sua estréia. A região asiática viu forte recuperação das bolsas de valores e muitas ofertas de ações no ano passado.

A Ásia está agora mais perto da Europa em número de bilionários, com diferença de apenas 14.

A China, com 64 bilionários, apareceu pela primeira vez depois dos EUA, com 403 bilionários, na lista. A Rússia está em terceiro, com 62 bilionários, muitos deles retornando ao ranking após terem saído no último ano devido à queda nos preços das commodities.

Onze países têm ao menos o dobro de bilionários em relação ao que tinham em 2009, e houve um número recorde de 164 pessoas voltando à lista de bilionários em 2010.

 

Fonte:  reuters

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.