CULTURA

Fernanda Montenegro e Jo?o Miguel vencem o Pr?mio Shell-SP de Teatro; veja lista de premiados

Terça-feira, 13 de abril de 2010


Ouvir matéria

Após a festa que premiou na semana passada os melhores profissionais de teatro da cena carioca, foi a vez da capital paulista conhecer os vencedores da 22ª edição do Prêmio Shell. Em cerimônia realizada na Estação São Paulo na noite desta segunda-feira (12), Fernanda Montenegro e João Miguel foram eleitos os melhores atores por “Viver Sem Tempos Mortos" e "Só", respectivamente.

Já o prêmio de melhor direção foi dado a Newton Moreno, por “Memória da Cana”, espetáculo que teve o maior número de indicações na edição: também concorreu entre os melhores em "cenário", "figurino" e "iluminação". A peça é uma adaptação da obra “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues.

Destaque

O evento paulista, comandado por Patrícia Selonk --eleita a melhor atriz do Rio de Janeiro em 2008--, homenageou o diretor, ator, ensaísta e tradutor Fernando Peixoto, escolhido por sua contribuição ao teatro brasileiro. Como diretor, Peixoto esteve à frente de trabalhos como “A Semana - Esses Intrépidos Rapazes e Sua Maravilhosa Semana de Arte Moderna”, “Frank V”, “Um Grito Parado no Ar” e “Calabar”. Já como escritor, se destacou pelos livros “Brecht, Vida e Obra”, “Maiakóvski, Vida e Obra” e “O Que É Teatro”.

O prêmio
O Prêmio Shell de Teatro foi criado em 1989. Em cada edição são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados na segunda fase estrearam em São Paulo entre os meses de julho e dezembro de 2009 e cumpriram o número mínimo de apresentações (24).

Os vencedores de cada categoria recebem uma escultura do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha, inspirada na logomarca da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil. A premiação é oferecida aos maiores destaques da temporada teatral, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, em nove categorias: "autor", "diretor", "ator", "atriz", "cenário", "iluminação", "música", "figurino" e "especial".

Os jurados deste ano foram Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista), Mario Bolognesi (professor e pesquisador de teatro) e Noemi Marinho (atriz, dramaturga e diretora).

Fonte: UOL

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.