Ensino Superior

Universidade de Ponta Grossa vai adotar o Enem a partir de 2012

Terça-feira, 22 de novembro de 2011


Ouvir matéria

A partir de 2012, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa do vestibular, abrangendo as provas de Conhecimentos Gerais, Língua Estrangeira e Redação. Com isso, a instituição realizará concursos vestibulares em apenas um dia (no domingo), aplicando provas da etapa vocacionada.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade reuniram nesta terça-feira (22) representantes de estabelecimentos de ensino para explicar as mudanças promovidas nos concurso vestibulares da instituição para ingresso nos cursos de graduação presencial e a distância.

Na abertura dos trabalhos, na Sala dos Conselhos (bloco da Reitoria, Campus de Uvaranas), a pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, explicou os motivos que levaram a UEPG a adotar o Enem como etapa do vestibular. “Esse processo teve início a partir de reuniões com representantes do Ministério da Educação, no âmbito da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), passando pelos conselhos superiores da instituição”, disse a pró-reitor, comentando que a UEPG procura acompanhar as políticas educacionais do governo federal, de forma a tornar o processo de seleção o mais coerente e democrático possível.

O coordenador da CPS, professor Ivo Mario Mathias, reforçou a justificativa, dizendo que as mudanças ocorrem “em respeito à comunidade estudantil, que hoje se vê obrigada a participar de uma série de provas”, entre elas o Enem, PSS (Processo Seletivo Seriado) e concursos vestibulares da UEPG e outras instituições. “Estamos diminuindo essa carga, dando condições aos estudantes de se prepararem melhor para prova vocacionada”, disse, referindo-se à etapa em que o candidato responde, apenas, questões de disciplinas relacionadas ao curso escolhido.

Os detalhes foram expostos pela coordenadora pedagógica da CPS, professor Aline Emílio, que fez também uma abordagem das mudanças ocorridas no cenário nacional a partir da criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Procurando se resguardar de eventuais problemas na realização ou processamento de dados do Enem, a UEPG deu maior peso a etapa vocacionada na composição da nota final do candidato. A nota do Enem corresponderá a 48% da nota final (máximo de 5 mil pontos); enquanto o peso da prova vocacionada corresponderá a 52% (máximo de 5.400 pontos). O número de questões será aumentado de 15 por disciplina para 20, totalizando 60 questões, no sistema somatório, com duração de quatro horas.

De acordo com a Resolução UNIV. nº 34, se houver qualquer ocorrência que venha a comprometer o processo de aproveitamento do resultado obtido no Enem, esse resultado não será incluído no cálculo da pontuação final de nenhum dos candidatos inscritos no respectivo concurso vestibular. Da mesma forma, se o MEC não disponibilizar a base de dados com o resultado da prova do Enem, em até cinco dias antes da data de divulgação do resultado do concurso vestibular previsto em edital, a CPS desconsiderará a nota do Enem, para os todos os inscritos no respectivo concurso.

INDAGAÇÕES - Após ouvir as explicações, os representantes das escolas e cursos pré-vestibular fizeram algumas indagações. A preocupação maior reside em torno Vestibular de Inverno, previsto para 15 de julho, que alijaria do processo estudantes que não fizeram o Enem 2011, por ainda estarem no segundo ano do ensino médio. Sobre essa questão, os dirigentes da UEPG afirmaram que, a partir de informações do MEC, nessa mudança já foi considerada a realização de duas provas do Enem, a partir de 2012, uma em cada semestre. Conforme a pró-reitor Graciete Tozetto Góes, a UEPG está aberta a críticas e sugestões que poderão melhorar esse processo. “A expectativa é de que tudo ocorra da melhor forma possível”, disse.

Os demais procedimentos para inscrição, exclusivamente pela internet, política de cotas, acesso aos locais de prova, divulgação de resultados, matrícula e registro acadêmico seguem as regras de concurso vestibulares anteriores, com orientações especificadas no Manual do Candidato. Para os concursos vestibulares do próximo ano, a CPS tem agendadas as datas de 15 de julho e 9 ou 16 de dezembro. As informações sobre período de inscrições e locais de provas, entre outros detalhes de cada concurso, serão definidas em editais específicos.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.